A Mesoterapia Músculo Esquelética é uma técnica minimamente invasiva que consiste em microinjeções aplicadas ao nível intradérmico.
São usadas misturas de 2 ou 3 medicamentos, consoante a patologia a tratar e o efeito pretendido, que são aplicadas com a ajuda de uma pistola de injeção, com agulhas muito finas e curtas, cuja profundidade da aplicação é de apenas alguns milímetros. Os fármacos mais utilizados contêm anestésico local, anti- inflamatório e relaxante muscular.
O número de sessões a realizar é normalmente de 3 a 5 sessões, sendo a periodicidade semanal ou quinzenal, e será sempre definido em conjunto com o médico, dependendo da patologia em causa e/ou da evolução clínica.
Com esta técnica consegue-se a colocação da mistura obtida com a junção dos medicamentos local da lesão / dor, com uma duração do efeito mais prolongada tendo normalmente efeitos secundários reduzidos.
A Mesoterapia Músculo Esquelética é normalmente bem tolerada e indolor, podendo causar apenas um leve desconforto, visto a utilização de agulhas de muito pequenas dimensões.
Pretende-se com este tratamento o controle da inflamação e dor com origem no aparelho músculo esquelético.
A Mesoterapia Músculo Esquelética é utilizada no tratamento da dor relacionada com:
• Artrose, designadamente da coluna vertebral (cervicalgias, dorsalgias, lombalgias), acrómio-clavicular, ancas, joelhos e tornozelos;
• Contraturas musculares;
• Fibromialgia;
• Tendinites/ Tendinopatias (ombro, cotovelo, tornozelo, pé);
• Teno sinovites, bursites;
• Sequelas traumáticas de entorses e lesões musculares.